Eletra na mídia: e-Delivery entra em produção a partir de 2020

O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, disse que o caminhão elétrico e-Delivery entrará em produção em série a partir de 2020, na fábrica de Resende (RJ).

Ele fez a previsão numa entrevista à última edição da revista “Transporte Moderno”, que dedicou duas páginas ao primeiro veículo de carga a bateria da Volkswagen/MAN.

O e-Delivery é um produto concebido e fabricado no Brasil, com tecnologia de integração de sistemas e tração elétrica (power train) inteiramente desenvolvida pela Eletra.

Na reportagem, a “Transporte Moderno” destacou a “expertise” da Eletra na produção de equipamentos de tração elétrica para o transporte público.

O lançamento mundial do e-Delivery foi em outubro de 2017, em Hamburgo (Alemanha), no Innovation Day.

O evento marcou a primeira incursão da divisão de veículos pesados da Volkswagen na mobilidade elétrica.

No Brasil, o e-Delivery foi o grande destaque da Fenatran 2017, feira de transporte realizada em São Paulo poucos dias depois do lançamento mundial.

MATURIDADE

Para Iêda de Oliveira, principal executiva da Eletra, o início da produção em série do e-Delivery abre um novo capítulo na história da empresa de São Bernardo do Campo.

Ela voltou a destacar a importância da parceria com a MAN. A Eletra é uma empresa 100% nacional e líder no Brasil na fabricação de trólebus, ônibus elétricos puros e híbridos.

“Desenvolver em tempo recorde o power train do e-Delivery foi um grande desafio, que envolveu intensamente as áreas de engenharia das duas empresas. E o resultado foi muito positivo” – afirmou Iêda.

“Abrimos um novo caminho de desenvolvimento tecnológico, que atestou o grau de competência e maturidade da Eletra”.

Na entrevista à “Transporte Moderno”, o CEO da MAN Latin America voltou a destacar a participação da tecnologia nacional no produto.

“Esse é o primeiro caminhão 100% elétrico, desenvolvido no Brasil, pela tecnologia brasileira, para uso urbano nas grandes cidades do mundo” – disse Roberto Cortes.

Além do sistema de tração da Eletra, o e-Delivery movimenta-se com motores AL 160 de 80 KW da WEG – outra empresa totalmente nacional e também parceira da Eletra.

É um caminhão leve, de uso urbano, configurado para transportar entre 9 e 11 toneladas de carga.

DESTAQUE

O veículo elétrico é a principal novidade da família Delivery de caminhões de carga, lançada pela Volkswagen/MAN em diversas configurações.

O e-Delivery começará a ser testado em condições reais já este ano pela Ambev, para distribuição de bebidas em  cidades brasileiras.

A produção será na fábrica da MAN em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro, onde a empresa tem capacidade para fabricar até 80 mil veículos/ano, entre caminhões e ônibus convencionais.

Novos tempos: Ferrari já admite fabricar um esportivo elétrico
ANTERIOR
Doria sanciona lei ambiental com veto à inspeção veicular
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *