O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, disse que o caminhão elétrico e-Delivery entrará em produção em série a partir de 2020, na fábrica de Resende (RJ).
Ele fez a previsão numa entrevista à última edição da revista “Transporte Moderno”, que dedicou duas páginas ao primeiro veículo de carga a bateria da Volkswagen/MAN.
O e-Delivery é um produto concebido e fabricado no Brasil, com tecnologia de integração de sistemas e tração elétrica (power train) inteiramente desenvolvida pela Eletra.
Na reportagem, a “Transporte Moderno” destacou a “expertise” da Eletra na produção de equipamentos de tração elétrica para o transporte público.
O lançamento mundial do e-Delivery foi em outubro de 2017, em Hamburgo (Alemanha), no Innovation Day.
O evento marcou a primeira incursão da divisão de veículos pesados da Volkswagen na mobilidade elétrica.
No Brasil, o e-Delivery foi o grande destaque da Fenatran 2017, feira de transporte realizada em São Paulo poucos dias depois do lançamento mundial.
MATURIDADE
Para Iêda de Oliveira, principal executiva da Eletra, o início da produção em série do e-Delivery abre um novo capítulo na história da empresa de São Bernardo do Campo.
Ela voltou a destacar a importância da parceria com a MAN. A Eletra é uma empresa 100% nacional e líder no Brasil na fabricação de trólebus, ônibus elétricos puros e híbridos.
“Desenvolver em tempo recorde o power train do e-Delivery foi um grande desafio, que envolveu intensamente as áreas de engenharia das duas empresas. E o resultado foi muito positivo” – afirmou Iêda.
“Abrimos um novo caminho de desenvolvimento tecnológico, que atestou o grau de competência e maturidade da Eletra”.
Na entrevista à “Transporte Moderno”, o CEO da MAN Latin America voltou a destacar a participação da tecnologia nacional no produto.
“Esse é o primeiro caminhão 100% elétrico, desenvolvido no Brasil, pela tecnologia brasileira, para uso urbano nas grandes cidades do mundo” – disse Roberto Cortes.
Além do sistema de tração da Eletra, o e-Delivery movimenta-se com motores AL 160 de 80 KW da WEG – outra empresa totalmente nacional e também parceira da Eletra.
É um caminhão leve, de uso urbano, configurado para transportar entre 9 e 11 toneladas de carga.
DESTAQUE
O veículo elétrico é a principal novidade da família Delivery de caminhões de carga, lançada pela Volkswagen/MAN em diversas configurações.
O e-Delivery começará a ser testado em condições reais já este ano pela Ambev, para distribuição de bebidas em cidades brasileiras.
A produção será na fábrica da MAN em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro, onde a empresa tem capacidade para fabricar até 80 mil veículos/ano, entre caminhões e ônibus convencionais.
Deixe um comentário