Porto Alegre recebe quatro novos ônibus elétricos Eletra

A cidade de Porto Alegre recebeu, nesta terça-feira (23), quatro ônibus elétricos fabricados pela Eletra, que passam a integrar a frota de transporte público do município. Os veículos foram entregues ao prefeito Sebastião Melo por representantes da Eletra, da Caio, da WEG, da Mecasul e da Sudeste Transportes, operadora dos novos ônibus elétricos e-Bus Eletra, durante um coquetel.
O prefeito Sebastião Melo destacou a importância do fator ambiental na escolha dos e-Bus Eletra. “Tornar o sistema de transporte público mais sustentável é uma preocupação global e estamos vendo um avanço se concretizar em nossa capital. Uma cidade não funciona sem transporte público. O desafio agora é comprar mais ônibus elétricos”, pontuou.

“Os veículos foram construídos para durar, no mínimo, 15 anos. Entendemos que o sistema elétrico tem que ter durabilidade e temos muita experiência com isso. Estamos trazendo todo nosso aprendizado para esses novos modelos”, garante Iêda Oliveira, diretora executiva da Eletra.

José Gildo Vendramini, gerente nacional de vendas da Caio, afirma que fazer parte do projeto de transporte público da capital gaúcha é uma “grande vitória”. “Estão acreditando no nosso produto, que tem o mesmo conforto e segurança que um carro, certamente o usuário vai sentir a diferença”, garante.

“A principal vantagem é o quão silencioso esse ônibus é. Além disso, a condução é mais macia, fazendo a diferença para o usuário e para o motorista”, complementa Gilson Piovesan, gerente da divisão de e-mobility da WEG. Ainda de acordo com Piovesan, é de entendimento geral que os ônibus urbanos se encaminham para serem totalmente elétricos no futuro. “A cidade começa a se preparar para essa tecnologia que vem para ficar.”

Os ônibus têm 12,1 metros de comprimento, ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 36 passageiros sentados, além de 34 em pé.  Até o segundo semestre de 2024, Porto Alegre contará com 12 ônibus elétricos, sendo quatro deles da Eletra.

Somente esses quatro ônibus serão capazes de reduzir em 426 toneladas o carbono emitido durante 1 ano na cidade. Durante sua vida útil, de cerca de 15 anos, seriam quase 6,4 milhões de toneladas a menos de CO² no meio ambiente.

Os veículos têm autonomia de 200 a 250km e as suas rotas foram pensadas para otimizar a duração da bateria dos veículos: eles serão recarregados uma vez por dia, durante a noite. Os veículos são 100% brasileiros: contam com tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG e chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

Giullia Piaia especial para a Eletra

Porto Alegre (RS) recebe quatro ônibus 100% elétricos da Eletra
ANTERIOR
Porto Alegre recebe quatro novos ônibus elétricos Eletra
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *