Parceria inédita garante bateria de lítio para o Dual Bus 15m da Eletra

A Moura e a Eletra, duas empresas totalmente nacionais, lançaram no mercado brasileiro, no final de setembro, a primeira bateria de lítio para ônibus elétricos.

A bateria irá equipar o ônibus elétrico híbrido Dual Bus 15m da Eletra, o veículo mais inovador do Brasil para transporte público sustentável.

O veículo e a nova tecnologia de baterias foram lançados no final de setembro em São Paulo, na Arena ANTP (Associação Nacional de Transporte Público).

PARCERIA

A parceria entre as empresas viabilizou a produção do primeiro modelo de ônibus elétrico híbrido 100% fabricado no Brasil.

O Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra, empresa de transporte público sustentável, com a eficiência dos componentes Moura, através de parceria com a americana XALT Energy e a também brasileira WEG.

O ônibus de tração elétrica é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador –, que podem operar em modo conjunto ou independente.

Além disso, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um novo banco de baterias, possibilitando a um mesmo veículo transitar como ônibus elétrico puro.

“A eletrificação veicular, principalmente de ônibus e caminhões, é uma realidade e a Moura tem desenvolvido soluções para atender às demandas do mercado e apoiar a aceleração deste processo no Brasil”, disse Fernando Castelão, diretor geral da Divisão de Lítio e diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura

LÍTIO

A parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura no mercado de baterias de lítio.

Por meio de intercâmbio tecnológico, a empresa está usando sua experiência de mais de seis décadas para adaptar os produtos fabricados fora do Brasil para o mercado sul-americano e, no futuro, viabilizar a produção nacional.

Um dos diferenciais da tecnologia desenvolvida pela Eletra é a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos híbridos e elétricos puros.

Esta tecnologia oferece flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus, permitindo que um único veículo elétrico possa se ajustar às condições disponíveis de matriz energética.

 

Volks Caminhões e Ônibus anuncia e-Consórcio com participação da Eletra
ANTERIOR
Com patrocínio Eletra, alunos da equipe EletraBuzz saem na frente no projeto e-Kar
PRÓXIMO
  1. Carlos Otávio Dias says:

    Queria saber mais detalhes dos cálculos envolvidos…

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *