Eletra apresenta e-Trol e novos modelos de ônibus em 2024

A Eletra apresentará em janeiro seu mais recente produto, o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).

Ao longo de 2024, a Eletra também lançará versões de piso alto para os ônibus elétricos de 15m e 12,1m, permitindo ampla adequação às características de cada rota.

Ainda em janeiro os ônibus elétricos 100% brasileiros Eletra 21,5m e Eletra 12,8m, com recargas de oportunidade, seguem para homologação da SPTrans.

“Flexibilidade é o principal diferencial da Eletra” – disse a presidente da empresa, Milena Romano Braga.

“Sabemos muito bem quais são as condições reais de operação do transporte urbano nas cidades brasileiras e fazemos produtos customizados para cada trajeto. A nossa tecnologia conhece o Brasil” – acrescentou.

E-TROL

O e-Trol é um ônibus elétrico com características de trólebus, com um inédito sistema de recarga das baterias.

O veículo tanto pode circular conectado à fiação aérea quanto utilizando a energia do banco de baterias. A rede aérea, por sua vez, recarrega as baterias durante a operação.

Desta forma, o e-Trol pode circular continuamente e sem contato externo por longos trechos do trajeto, dispensando a recarga nas garagens no final do dia.

O sistema elétrico do e-Trol também pode ser alimentado por recargas de oportunidade durante o percurso, o que assegura autonomia de até 300 km.

Essa autonomia garante a operação diária na maioria das linhas urbanas e metropolitanas do país.

TECNOLOGIA

A solução tecnológica do e-Trol permite economia nos custos de infraestrutura centralizada de recarga de baterias nas garagens e também na fiação aérea, que pode ser instalada apenas em alguns trechos do percurso.

As alavancas coletoras de energia (pantógrafos) são pneumáticas e automáticas. Dispensam a necessidade de manipulação pelo lado externo e diminuem o risco de desprendimento da rede aérea.

O e-Trol tem 21,5m e capacidade para 146 passageiros (60 sentados e 85 em pé, mais espaço para uma pessoa em cadeira de rodas ou com cão-guia).

A chance de sobrevida do sistema trólebus em SP: Eletra enviará modelos do e-Trol para homologação da SPTrans
ANTERIOR
Eletra apresenta e-Trol, fusão de ônibus elétrico com trólebus
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *