Curitiba testará e-Bus 15m e 21,5m articulado da Eletra

A Prefeitura de Curitiba irá testar os ônibus elétricos da fabricante brasileira Eletra. Em reunião, nesta terça-feira (13/9), entre o prefeito Rafael Greca e a CEO da empresa, Milena Romano, no Palácio 29 de Março.

Os ônibus elétricos não geram poluição atmosférica e ruído, e são considerados o futuro da mobilidade nas grandes cidades. “O futuro já chegou e é elétrico. A nossa ideia é testarmos todos os tipos de ônibus elétricos do mundo para que possamos fazer nossa modernização da frota”, disse o prefeito.

A implementação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

Única fabricante brasileira de ônibus 100% elétricos, a Eletra, com unidade industrial em São Bernardo do Campo (SP), vai disponibilizar um veículo de 15m para ser utilizado na região do Tatuquara no fim de setembro e outro, articulado, com 21,5m, para as linhas Inter 2 e no Interbairros 2, em novembro. Cada ônibus será testado por um período de 60 dias.

Os veículos têm chassis Scania e Mercedes-Benz, carroceria Caio e bateria e motores Weg. “Queremos colaborar com o município no sentido de trazer a eletromobilidade para o transporte coletivo da cidade”, disse Milena Romano, da Eletra. A fábrica da empresa no ABC paulista tem capacidade para produzir 1,8 mil ônibus elétricos e híbridos por ano.

Testes técnicos

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que a Eletra é a primeira montadora a fazer os testes técnicos já no âmbito do Edital de Chamamento Público 001/2022 para Acordo de Cooperação Técnica Visando a Demonstração Operacional de Ônibus Elétricos no Município de Curitiba.

Milena Romano, CEO da Eletra, com o prefeito de Curitiba Rafael Greca: e-Bus para teste na cidade

As demonstrações realizadas terão como finalidade fornecer subsídios técnicos e operacionais para futuras contratações e licitações do município.

Atualmente, apenas 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

“A eletromobilidade é uma realidade próxima e que trará inúmeros benefícios ao sistema, como a eficiência da operação, o conforto do passageiro e a melhoria da qualidade do ar”, pontua a assessora de investimentos do Ippuc, Ana Jayme.

Com informações da Prefeitura de Municipal de Curitiba.

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