Os ônibus da Eletra – todos com a carroceria adornada de flores – serão um dos destaques do Dia da Mobilidade Elétrica, neste sábado (15/9), a partir da Rua Treze de Maio, em São Paulo.
O Dia da Mobilidade Elétrica começa às 8h com uma série de palestras (programação abaixo), mas seu ponto alto será a carreata de veículos elétricos pela Avenida Paulista, às 10h10, até o Estádio do Pacaembu.
Este ano, a Eletra participará com três veículos, todos da frota da Metra, que opera o Corredor ABD.
MODELOS
São eles: o e-Bus de 18m, 100% elétrico (inteiramente movido a baterias) e duas versões do Dual Bus.
O Dual Bus de 13m20 é o modelo mais recente da empresa. É um veículo versátil, que pode operar tanto como híbrido quanto como elétrico puro, com autonomia de até 20km somente movido a bateria.
Outra versão do Dual Bus é o articulado de 23m, que pode circular como trólebus (com rede aérea) ou como veículo híbrido, a critério do operador.
Todas as versões são tracionadas exclusivamente por motor elétrico, com power train e sistemas de integração desenvolvidos pela Eletra.
No caso das versões híbridas, um pequeno motor-gerador a combustão limita-se apenas a recarregar as baterias que, de fato, movimentam os veículos.
Os ônibus percorrerão a Paulista com o já tradicional arranjo de flores emolduradas no teto e na laterais, que tanto sucesso fizeram na carreata de 2017.

Trólebus da Eletra no Pacaembu: versatilidade em transporte público elétrico
PERCURSO
O Dia da Mobilidade Elétrica é um evento anual organizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
É, há vários anos, a maior carreata de veículos elétricos da América Latina. Qualquer pessoa que tenha um veículo elétrico pode participar.
Este ano, entre 170 e 200 veículos estão previstos – de ônibus e caminhões, a automóveis, bicicletas, diciclos, triciclos e patinetes elétricos.
O ponto inicial de concentração dos veículos será na Rua Treze de Maio, 1642, na Associação dos Engenheiros da Sabesp, a partir de 9h, com largada às 10h10.
Percurso: Avenida Paulista, Avenida Dr. Arnaldo, Rua Major Natanael, Rua Itajobi, Rua Capivari, Rua Desembargador Paulo Passaláqua e chegada na Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu).
Na Praça Charles Miller, os veículos estacionarão e ficarão expostos aos visitantes, das 11h às 13h.
PAUTA
Antes da carreata, haverá uma recepção com café da manhã para convidados, a partir de 8h, na Associação dos Engenheiros da Sabesp.
Em seguida, lideranças e autoridades convidadas discutirão os possíveis incentivos ao veículo elétrico (VE) em São Paulo. Entre eles:
-Isenção ou desconto no IPVA estadual;
-Isenção ou desconto no IPVA municipal (IPVA Verde);
-Estacionamento público livre para VEs em São Paulo;
-A nova Lei Ambiental 16.802/2018 e o transporte público livre de combustíveis fósseis na cidade de São Paulo;
-Liberação de pedágios para VEs nas estradas paulistas.

Iêda de Oliveira (Eletra): ônibus verdes
Confira a programação dos palestrantes:
9h-Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE:
Introdução e apresentação: os principais desafios para a mobilidade elétrica no Brasil; o programa Rota 2030; como reduzir o preços dos veículos elétricos; infraestrutura de postos de recarga.
9h10- Sérgio Avelleda, secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo, e André Castro, assessor da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo:
O papel e os planos da Prefeitura de São Paulo para apoiar a eletromobilidade. A visão do Executivo.
9h20-Gilberto Natalini (PV), vereador da Câmara Municipal de São Paulo:
IPVA Verde e outras medidas. A visão do Legislativo.
9h30-Flávia Consoni, professora e coordenadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico da Unicamp:
Como as cidades podem incentivar a mobilidade elétrica: os exemplo de vários países e a realidade brasileira.
9h40-Iêda de Oliveira, vice-presidente da ABVE para Veículos Pesados e diretora da Eletra:
A Lei 16.802/2018 e a conversão dos ônibus a diesel para elétricos em São Paulo; efeitos para a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.
9h50- Thiago Sugahara, vice-presidente da ABVE para Veículos Leves e chefe do Departamento de Assuntos Corporativos da Toyota:
As perspectivas do mercado de veículos híbridos e elétricos no país depois do programa Rota 2030; caminhos possíveis da eletromobilidade.
10h-Homenagens.
10h10-Início da carreata.
Local:
Início do evento e concentração dos veículos: Rua Treze de Maio, 1642, Bela Vista, São Paulo-SP. Estacionamento da Associação dos Engenheiros da Sabesp.
Chegada e festival do veículo elétrico: Praça Charles Miller s/n, em frente ao Estádio do Pacaembu.
Deixe um comentário