Terminou no último dia 2 de outubro a fase de consulta pública à primeira versão da ambiciosa Estratégia de Transportes da Prefeitura de Londres, divulgada pelo prefeito Sadiq Khan em junho.
Entre outras metas (ver abaixo), o plano prevê zerar as emissões de poluentes de todos os 9.200 ônibus da capital inglesa até 2037.
A Estratégia de Transportes é o principal item do programa do prefeito trabalhista, eleito em maio de 2016. O texto definitivo será publicado no início de 2018.
O objetivo final é que, até 2041, 80% dos deslocamentos diários dos londrinos sejam feitos por transporte público, a pé ou de bicicleta.
O plano adota um conceito de Ruas Saudáveis (Healthy Streets Approach) para diminuir a dependência dos automóveis, reduzir o trânsito e a poluição e incentivar a atividade física das pessoas.
MEDIDAS
O cerne da Estratégia é tornar a rede de transporte público mais eficiente e saudável, e as ruas, mais amigáveis para pedestres e ciclistas. Várias medidas já foram adotadas.
Em julho, a Transport for London (TfL), empresa pública que administra toda a rede de transporte da cidade, anunciou que mais três linhas de ônibus exclusivamente elétricos começarão a operar a partir de 2018.
As Rotas 46, 153 e 214 funcionarão com 56 ônibus fabricados pela inglesa ADL e a chinesa BYD.
Até 2019, a cidade terá seis linhas operadas por ônibus elétricos puros, num total de 170 veículos.
Segundo a TfL, Londres já tem hoje a maior frota de ônibus de baixa emissão da Europa, com 2.500 veículos elétricos híbridos em circulação.
Outra medida é a antecipação para abril de 2018 da primeira zona de baixíssima emissão no centro da cidade (Ultra Low Emission Zone, ou ULEZ), onde só poderão circular veículos limpos.

Double Decker: em 2018, só elétricos e híbridos
Os tradicionais e icônicos ônibus vermelhos de dois andares (double decker) também mudarão.
A partir de 2018, todos os novos double decker adquiridos pela TfL terão de ser híbridos ou elétricos puros.
E até 2019 os atuais 3.100 double decker a diesel que circularem pelas zonas de baixa emissão deverão ser convertidos ao padrão Euro 6.
No total, os programas de retrofit com Euro 6 alcançarão mais de 5 mil ônibus até até 2020.
A Prefeitura anunciou em junho uma verba de 86 milhões de libras para financiar a conversão da atual frota a diesel.
METAS
Estas são as principais metas da Estratégia de Transportes de Londres:
-Até 2026, cortar em 10% o trânsito de veículos de transporte de mercadorias no horário de pico da manhã;
-Até 2030, zerar as mortes causadas por ônibus;
-Até 2033, todos os táxis e veículos de locação da cidade terão emissão zero;
-Até 2037, todos os ônibus terão emissão zero;
-Até 2040, todos os novos veículos em circulação terão emissão zero;
-Até 2040, zerar as mortes causadas por acidentes de trânsito de qualquer natureza;
-Até 2041, cortar de 10% a 15% do tráfego total da cidade, em relação aos níveis atuais;
-Até 2041, 80% dos deslocamentos dos londrinos por transporte público, bicicleta ou a pé;
-Até 2041, pelo menos 20 minutos de atividade física para cada cidadão em seus deslocamentos;
-Até 2050, todo o sistema de transporte de Londres terá emissão zero.
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