Em entrevista ao vivo no site do jornal “ABC Repórter”, a executiva da Eletra Iêda de Oliveira defendeu, nesta quarta (21/3), políticas públicas de apoio aos veículos elétricos no Brasil (vídeo abaixo).
“O Brasil é pioneiro em muitas iniciativas de eletromobilidade, e hoje essa é uma questão não apenas de transporte, mas de saúde pública”, disse.
Ela foi a convidada da semana do programa “SustentaHabilidade”, conduzido por Roberto Mangraviti. A entrevista foi transmitida também pelo Facebook e Instagram.
SAÚDE
Iêda – que também é vice-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) – disse que a troca dos veículos movidos a combustível fóssil por elétricos ou híbridos deveria ser uma prioridade nas grandes cidades.
“Pesquisas apontam que 17% dos infartos na cidade de São Paulo podem ser atribuídos à poluição do ar”, afirmou, citando dados do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
Ela deu o exemplo da China como país em que os incentivos aos veículos elétricos viraram prioridade nacional.
Lembrou que o Brasil é pioneiro em muitas iniciativas de eletromobilidade, mas que esse pioneirismo ainda não se traduziu em políticas públicas coerentes dos governos federais e municipais.
PIONEIRISMO
Citou o exemplo da Eletra de São Bernardo do Campo, que há mais de dez anos construiu o primeiro ônibus elétrico híbrido do mundo a entrar em operação comercial.
Mencionou também o ineditismo, para a época, da Lei 14.933, de 2009, que instituiu a Política de Mudança do Clima da Cidade de São Paulo.
Essa lei fixou uma prazo de dez anos – até 2018 – para que toda a frota de ônibus da cidade (hoje, 14.440 veículos) rodasse sem combustíveis fósseis.
A lei nunca foi cumprida e teve de ser mudada no final de 2017 pela Câmara Municipal. A mudança foi sancionada pelo prefeito João Doria em janeiro (Lei 16.802/2018).
A nova lei reprogramou a meta de zerar as emissões de poluentes da frota de ônibus para os próximos 20 anos.
SEMINÁRIO
O “ABC Repórter” e o programa “SustentaHabilidade” promoverão no próximo dia 4 de abril um debate sobre o tema. Confira:
1º Seminário de Eficiência Energética e Gestão de Custos no ABC.
Associação Comercial de São Caetano do Sul (Aciscs).
Rua Amazonas 318, São Caetano.
Inscrições: aciscs.com.br. Tel: 2883-3400. Grátis.
Veja a entrevista completa:
Deixe um comentário