A Eletra apresentou ao mercado de transporte o seu novo modelo de ônibus elétrico Dual Bus, com 13m20 de comprimento e capacidade para 82 passageiros.
O lançamento foi no 13º Salão Latino-Americano do Veículo Elétrico, entre os dias 21 e 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O novo modelo poderá rodar tanto como ônibus elétrico puro (a baterias) quanto como híbrido (sistema de tração alimentado por um motor-gerador).
Começará a operar no Corredor ABD, da Metra, onde já circula a primeira versão do Dual Bus da Eletra – o articulado de 23m.

Iêda de Oliveira: flexibilidade
“Estamos apresentando ao mercado de transporte um modelo inovador. É um ônibus de dimensões menores do que o articulado de 23m, mas com as mesma flexibilidade operacional” – disse Iêda de Oliveira, a principal executiva da Eletra.
A linha Dual Bus, lançada em maio de 2016, é mais versátil família de veículos elétricos fabricados pela Eletra.
Na versão original de 23 m, um mesmo ônibus pode rodar como elétrico puro (só a bateria), como híbrido (com motor-gerador) ou até mesmo como trólebus (com rede aérea), a critério do operador.
A motorização do modelo de 13m20 é igual à de seu irmão de 23 m. O veículo roda com um sistema de tração exclusivamente elétrico, alimentado por diferentes fontes de energia.
A fonte tanto pode ser o conjunto interno de baterias (com autonomia de 20 km) quanto o sistema de motor-gerador (a diesel ou biodiesel).
Rodando no modo híbrido (conjunto motor-gerador), o Dual Bus da Eletra consome até 30% menos do que seu equivalente convencional ao diesel.
BAIXA EMISSÃO
Como o motor-gerador funciona sempre em giro constante (regime estacionário), já que destina-se apenas a alimentar as baterias elétricas que movem o sistema de tração, ele emite até 95% menos de material particulado na atmosfera do que um motor diesel comum.
As baterias também podem ser carregadas por meio do sistema KERS (Kinetic Energy Recovery Systems), que recupera a energia cinética das frenagens.
Esse conjunto de atributos garante ao Dual Bus de 13m20 uma operação limpa, silenciosa e de alto desempenho, tanto em corredores segregados quanto na malha viária comum.