Eletra e Caio apresentam ônibus escolares elétricos no C-Move Brasília

A Eletra e a Caio deram um grande passo para a mobilidade sustentável no Brasil ao produzirem os primeiros ônibus escolares elétricos 100% brasileiros. Os veículos foram apresentados durante a abertura do C-Move-Brasília 2024, e despertaram o interesse e a expectativa de autoridades, empresários e especialistas em transporte sustentável presentes.

Os novos modelos representam uma revolução no transporte escolar, prometendo viagens mais confortáveis, silenciosas, sustentáveis e seguras para as crianças e jovens. Além disso, os ônibus elétricos oferecem soluções avançadas para os desafios de mobilidade enfrentados pelo país.

O modelo de 9,6m (verde), com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante, oferece autonomia de até 140 km, também utiliza recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem. Já o modelo 11,3m (amarelo) comporta até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km e recarga em movimento. Os modelos são equipados com ar-condicionado e carrocerias Foz Super da Caio, proporcionando conforto e segurança aos passageiros.

Para José Maria, consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento é imprescindível para os dias atuais, pois discute novas tecnologias que podem ser aliadas da preservação do meio ambiente e da busca por alternativas que superem os obstáculos do setor. “A Eletra e a Caio investiram em veículos escolares que poderão vir a ser usados no transporte escolar dos estudantes do Brasil. Isso é fenomenal, pois estamos em uma época de transição energética e, com certeza, esse é um caminho sem volta. E o governo, por meio do programa Caminho da Escola, deve investir na fabricação de veículos sustentáveis, sobretudo aqueles com emissão zero”, pontuou.

Os veículos foram expostos na C-Move-Brasília 2024, proporcionando aos participantes uma experiência tangível dos assuntos abordados nos painéis.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, e o secretário de Transporte e Mobilidade (Semob) do DF, Zeno Gonçalves, também estiveram presentes na abertura do C-Move Brasília 2024.

 

Por Aline Santos, especial para a Eletra.

 

Neoindustrialização: podemos ser ousados e sábios
ANTERIOR
Eletra entrega 3 ônibus elétricos à Prefeitura de Vargem Grande Paulista
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *