A Eletra, Caio e WEG – empresas 100% brasileiras – apresentaram nesta quinta-feira (11/5) em Curitiba o seu novo modelo de ônibus elétrico 12,1m, com tecnologia nacional.
A apresentação ocorreu num evento em que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou a compra de 70 ônibus elétricos para entrar em operação na capital paranaense ainda em 2023.
Após o anúncio, o prefeito falou à imprensa na frente do ônibus com tecnologia de tração elétrica e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel também participou.
Milena Romano, presidente da Eletra, destacou o diferencial do veículo. “Somos a única empresa 100% brasileira a produzir ônibus elétricos na América Latina”.
“Há 20 anos nós da Eletra tivemos essa visão de limpar o meio ambiente pela inclusão de ônibus elétricos nas cidades”, disse ela. “Agora, chegou o momento”.
“Curitiba está dando um grande passo rumo à descarbonização do transporte público, por meio de veículos elétricos com o nosso, de emissão zero e baixíssimo nível de ruído”.

Ônibus elétrico 12,1 m com tecnologia de tração elétrica e-Bus Eletra
INVESTIMENTO
O veículo foi apresentado no Parque Barigui, durante o Workshop Modelos de Negócios para Mobilidade, promovido pela Prefeitura de Curitiba, com as organizações WRI Brasil e C40.
O prefeito Rafael Greca ressaltou a importância de tornar o sistema de transporte coletivo municipal limpo, eficiente e rápido. “A ideia é investirmos cada vez mais em novas energias”.
“As pessoas precisam ir e vir, e o transporte precisa funcionar. Esperamos que o mundo possa ter soluções cada vez mais criativas para que o transporte coletivo, a exemplo dos BRTs de Curitiba, prospere e se multiplique” – disse Greca.
O ônibus elétrico brasileiro participa da fase inicial de pré-licitação, que prevê testes nas ruas da capital,
Desde 2018, Curitiba desenvolve um estudo para a eletrificação total das frotas de ônibus até 2050, visando melhorar a qualidade do transporte público e do meio ambiente.
O workshop no Parque Barigui será concluído nesta sexta-feira (12/5), a partir de 9h, com um debate sobre modelos de negócios para viabilizar o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.
O Workshop é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Curitiba e das organizações WRI Brasil e C-40.
Sobre a Eletra
A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga.
Em sua nova fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), tem capacidade de produzir 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50%.
Com isso, poderá atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que aprovaram programas de renovação das frotas de transporte no Brasil. Conta em seu portfólio com e-Bus 12,1m; 12,8m (Padron); 15m; 21,5m articulado, 10m (Midi) e e-Trol 21,5m.
Parcerias
O eMillennium marca Caio é uma carroceria desenvolvida com tecnologia nacional exclusivamente para chassis movidos a propulsão elétrica por bateria.
O modelo possui um amplo salão interno, característico do novo portfólio de produtos da marca.
É equipado com o que há de mais atual em elementos voltados à mobilidade sustentável e produzido com itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade, robustez e acabamento superior.
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos com foco em motores, redutores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica.
Com operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de 39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022, a WEG atingiu um faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões; destes, 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.
Deixe um comentário