E-Bus elétrico da Eletra começa a rodar em Porto Alegre em 2024

A Eletra apresentou neste sábado, 16, o ônibus 100% elétrico e-Bus 12,1m que começará a circular em Porto Alegre a partir de 2024.

O gerente comercial da Eletra, Silvestre de Sousa, participou do evento com o prefeito Sebastião Melo, o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e executivos da Caio, parceira da Eletra.

O e-Bus é um veículo elétrico totalmente fabricado no Brasil, com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio, chassi Mercedes-Benz e motor elétrico e baterias WEG. E zero emissão de poluentes.

TESTES
Com pintura personalizada em verde e lilás e o símbolo da cidade, o Laçador, o e-Bus Eletra começará um período de testes e, após esse período, deverá entrar em circulação nas ruas de Porto Alegre a partir de fevereiro.

O veículo foi selecionado depois de um chamamento público lançado pela Prefeitura.

Participaram do evento representantes da Prefeitura, Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), empresas de transporte coletivo e dirigentes das empresas parceiras na produção do e-Bus.

Segundo a Prefeitura, o e-Bus Eletra deverá realizar 66 viagens diárias, operando a Linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora, que liga a Zona Norte da cidade até a região central.

A linha foi definida pela Secretaria de Mobilidade de Porto Alegre, gestora do transporte coletivo municipal.

ZERO EMISSÃO
Ao introduzir veículos elétricos no transporte municipal, a Prefeitura visa eliminar a poluição produzida por motores a diesel dos ônibus convencionais, com o gás carbônico (CO²), fator importante no aquecimento global, e óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), prejudiciais à saúde humana.

“Essa iniciativa da Prefeitura, ao receber os nossos ônibus e começar a eletrificar a frota, além de melhorar a vida das pessoas, faz com que o planeta Terra agradeça a Porto Alegre pela diminuição da emissão de CO²” – disse Silvestre de Souza, gerente comercial da Eletra.

E-Bus elétrico da Eletra começa a rodar em Porto Alegre em 2024

O e-Bus Eletra 12,1m é um veículo produzido em São Bernardo do Campo (SP), com tecnologia 100% nacional, capacidade para 70 passageiros, ampla acessibilidade, ar-condicionado, wi-fi e espaço para cadeirantes. A autonomia da bateria chega a 250 km.

Ônibus elétricos entram na frota de Porto Alegre em 2024; VÍDEO
ANTERIOR
E-bus elétrico da Eletra começa a rodar em Porto Alegre em 2024
PRÓXIMO

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *