Trólebus Eletra: tradição renovada pela tecnologia

O Trólebus Eletra é um exemplo de como um produto consagrado pela tradição pode se renovar por uma tecnologia inovadora e apresentar resultados ainda melhores.

O sistema de tração desenvolvido pela Eletra utiliza moderna tecnologia de chopper a IGBT (Insulated Gate Bi-polar Transistor) e módulos Semix.

Desde dezembro 2007, o Trólebus Eletra oferece a seus usuários um moderno sistema com motor de corrente contínua.

O resultado é um desempenho ainda mais satisfatório do que os trólebus convencionais, e sempre com emissão zero de poluentes.

A tecnologia dos trólebus convencionais é bastante conhecida. Esse tipo de veículo circula há décadas em várias cidades do mundo.

É um veículo tracionado por motor elétrico cuja única fonte de geração de energia é a rede aérea de distribuição.

Seu grande mérito é a emissão zero de poluentes.

A tecnologia para trólebus evoluiu ao longo das décadas e se tornou altamente confiável.

Seus índices de MKBF (Mean Kilometer Between Fails) é cinco vezes superior à dos ônibus convencionais.

O Trólebus Eletra é um veículo de tração elétrica que opera conectado a uma rede aérea de distribuição de energia.

Seus motores elétricos têm alto índice de eficiência energética, confiabilidade e durabilidade. E todo o gerenciamento é feito eletronicamente, garantindo perfeita sincronia no sistema.

Para os passageiros, o conforto do Trólebus Eletra é inquestionável.

Pesquisas recentes, porém, mostram que as vantagens ambientais começam a pesar cada vez mais na satisfação do usuário.

VANTAGENS OPERACIONAIS

-Veículo sem câmbio, com frenagem elétrica e aceleração controlada.

-Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico, o que reduz em muito o custo de operação.

-Mais agilidade na manutenção e maior durabilidade dos componentes.

-Vida útil superior a 20 anos. Em São Paulo, alguns trólebus operaram com até 45 anos.

VANTAGENS AMBIENTAIS

-Emissão zero de poluentes, pois não utiliza motor a combustão.

-Contribui para reduzir os gases do efeito estufa (GEE), melhorando a qualidade de vida nas cidades.

-Baixo nível de ruído.

VANTAGENS PARA OS PASSAGEIROS

-A aceleração controlada eletronicamente evita trancos constantes nos ônibus convencionais.

-O ruído, interno ou externo, é baixo, é até 50% inferior ao dos ônibus convencionais.

-Mais conforto para o condutor, o que se reflete no tratamento com os passageiros.