Volks Caminhões e Ônibus anuncia e-Consórcio com participação da Eletra

A Eletra será uma das parceiras estratégicas da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) no e-Consórcio, grupo de empresas que produzirá os primeiros caminhões 100% elétricos da montadora no Brasil.

O anúncio do e-Consórcio – um acordo inédito entre empresas estratégicas para a eletromobilidade no Brasil e no mundo – foi feito neste domingo (13/10) na pré-abertura da Fenatran 2019, em São Paulo.

PARTICIPANTES

Além da Eletra, integram a parceria outras duas empresas brasileiras, a Moura e a WEG, e mais Bosch e Siemens (Alemanha), CATL (China), Semcon (Suécia) e Meritor (EUA).

O anúncio foi feito por Roberto Cortes, CEO da VWCO, em entrevista a jornalistas e convidados no estande da multinacional alemã na Fenatran.

A Eletra foi representada no evento pela empresária Maria Beatriz Setti Braga, principal executiva do Grupo ABC, com sede em São Bernardo do Campo (foto acima).

Também estavam presentes Iêda de Oliveira, diretora comercial, e Paulino Fumio Hiratsuka, líder da equipe de engenharia da Eletra.

Participaram ainda executivos da Ambev, líder mundial na fabricação de bebidas.

Em agosto de 2018, a Ambev divulgou a meta de ter 1.600 caminhões elétricos em sua frota de distribuição de produtos até 2023.

Parcerias estratégicas do e-Consórcio: liderança mundial em eletromobilidade

TECNOLOGIA 

A VWCO anunciou para 2020 o início de produção em série do primeiro caminhão elétrico do e-Consórcio, o e-Delivery 14 toneladas. Em seguida, será produzido o e-Delivery 11 toneladas.

“Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial. Juntos, VWCO e parceiros, somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil” – declarou o CEO Roberto Cortes, num comunicado oficial.

“Para a Eletra, é uma honra e motivo de muito orgulho participar de um consórcio que reúne algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo em eletromobilidade” – afirmou a diretora Iêda de Oliveira.

“Nossa presença no e-Consórcio atesta a qualidade da tecnologia de tração elétrica da Eletra, uma empresa totalmente nacional que há 20 anos produz veículos elétricos no Brasil”. 

A parceria consagra uma colaboração iniciada em 2017, quando a Eletra, a convite da Volkswagen, participou intensamente da concepção e produção dos primeiros protótipos do futuro e-Delivery.

Eles foram desenvolvidos em tempo recorde, com tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas da Eletra e motores WEG, na fábrica da Volks em Resende (RJ).

O lançamento mundial do primeiro protótipo foi em outubro de 2017, em Hamburgo (Alemanha). Poucos dias depois, a Volks fez o lançamento brasileiro na Fenatran 2017.

E-CONSÓRCIO

Segundo o comunicado da VWCO, a distribuição de responsabilidades entre os integrantes do e-Consórcio será a seguinte:

  • Siemens: fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes.
  • CATL e Moura: fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias.
  • Bosch e WEG: fornecimento de componentes.
  • Semcon: serviços de engenharia.
  • Meritor: eixos de veículos elétricos.
  • Eletra: parceria estratégica.

O e-Consórcio é “um sistema de produção único no mundo”, seguindo o modelo do Consórcio Modular, diz a empresa.

Nesse modelo, os fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, “com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos”.

Vários modelos do e-Delivery estão em exposição até 18 de outubro na Fenatran 2019 – o maior evento de transporte de carga da América Latina e um dos maiores do mundo.

FENATRAN

22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga-Fenatran 2019
14 a 18 de outubro de 2019, das 13h às 21h.
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, São Paulo – SP
Informações:
(11) 3060-4717
atendimentovisitante@reedalcantara.com.br

Qual é o peso da assistência técnica na escolha de um veículo elétrico?
PREVIOUS POST
Parceria inédita garante bateria de lítio para o Dual Bus 15m da Eletra
NEXT POST

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *