Eletra vai eletrificar 100 caminhões da Ambev

Neste ano, de acordo com boletim anual da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera continuou registrando aumento. Dentro desse cenário, há algum tempo a Ambev se preocupa com a questão climática e investe em tecnologia e inovação para apresentar soluções que reduzam a emissão de poluentes decorrente de sua operação. Desta vez, a companhia, em parceria com a Eletra, Enel X e Grupo Imediato, anuncia um retrofit que prevê que 102 caminhões diesel serão convertidos em elétricos.

Com início em 2020, a parceria rodou um piloto em que dois caminhões da Ambev, que foram a diesel e foi feito o retrofit para elétricos. Eles passaram a circular entre os centros de distribuição da Zona Sul de São Paulo e região. Os resultados foram positivos e serviram de incentivo para a extensão da parceria e retrofit de uma maior parcela da frota de caminhões.

De acordo com os resultados, o novo caminhão elétrico emite apenas 0,05kg de CO2 por viagem – na prática, zero emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, consome em média 1 kW/h por quilômetro, o que significa economia superior a 70% em relação ao similar movido a combustível fóssil. Sem contar a redução de manutenção e maior viabilidade de entregas em determinados locais, devido à ausência de ruído dos veículos. “Ficamos muito satisfeitos com a eficiência dos caminhões que foram testados e enxergamos o retrofit como uma alternativa para acelerar a entrada de veículos elétricos na operação, reduzindo a emissão de poluentes em todo o ecossistema”, comenta Marco Aurélio Filho, Gerente de Suprimentos Logística da Ambev.

Com início da operação prevista para junho de 2021, os 102 veículos modificados irão rodar pelos centros de distribuição de Curitiba, Campinas e Embu das Artes, que tem como operador logístico o Grupo Imediato.

A iniciativa conta com a participação da Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais e um dos líderes globais em mobilidade elétrica, que realizará o investimento na infraestrutura de recarga e no refrofit dos caminhões, e do Grupo Imediato, responsável por fornecer os caminhões, soluções logísticas e parte operacional.

Esse acordo é mais um passo para a meta da Ambev de reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025, um compromisso assumido pela companhia em 2018 e que conta com outras iniciativas que você pode conhecer em https://www.ambev.com.br/sustentabilidade/acoes-climaticas/

 

Sobre Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos, sucos e água, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental.

 

Sobre retrofit Eletra

A Eletra é uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência na fabricação de ônibus elétricos, híbridos e trólebus, com tecnologia 100% nacional. A Eletra oferece também os serviços mais rápidos e econômicos do mercado para a conversão de caminhões a diesel em veículos 100% elétricos ou híbridos – o Retrofif Eletra. É uma empresa brasileira de tração elétrica fundada em 1999, em São Bernardo do Campo (SP), por um grupo empresarial com um século de atuação em transporte público. Essa experiência garante soluções completas e flexíveis para todo tipo de operação de transporte sustentável de passageiros e de carga.

 

Sobre a Enel X

Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. A empresa é líder global no setor de soluções de energia avançada, gerenciando serviços como 6 GW de capacidade de resposta da demanda em nível global e 116 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo, bem como um player líder no setor de mobilidade elétrica, com cerca de 170 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo. A inovação e a sustentabilidade estão no centro da estratégia da Enel X desde o seu início, com a economia circular sendo a combinação perfeita desses dois elementos, aplicada em muitos dos produtos e serviços da Enel X. No Brasil, a companhia está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

 

 

 

Ambev vai converter mais de 100 caminhões a diesel em elétricos
PREVIOUS POST
Sai o 1º anuário sobre mobilidade elétrica no Brasil: Eletra é citada 6 vezes
NEXT POST

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *