Ambiente e Energia

Primeiro ônibus elétrico do país movido a energia solar entrará em operação em SC

Moderno, econômico, silencioso e ecológico, são alguns dos adjetivos que se pode utilizar para qualificar o “E-Bus”, primeiro ônibus elétrico do país movido a energia solar e que começa a operar em Florianópolis a partir do dia 6 de março. De início, o veículo deve realizar quatro viagens diárias entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar, em um trajeto de pouco mais de 50 quilômetros, entre ida e volta.

O veículo foi desenvolvido pela própria UFSC, por meio do seu Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar, com o objetivo de divulgar as vantagens do uso de fontes de energia ecologicamente sustentáveis para o transporte urbano. “Queremos que esse conceito seja replicado em outros veículos deste porte e categoria. Atualmente o custo é uma dificuldade, mas acreditamos que ele baixe consideravelmente caso seja produzido em maior escala”, afirmou o engenheiro elétrico e pesquisador do Grupo, Lucas Nascimento.

Ao todo, disse Lucas, foram investidos na unidade aproximadamente R$ 1 milhão, em recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além das parcerias realizadas com as empresas WEG, Marcopolo, Eletra Bus e as companhias japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.

Clique aqui para ler a matéria completa no Ambiente e Energia

Ônibus a energia solar da Eletra circula em março na UFSC
PREVIOUS POST
Jornal da Assembleia – Ônibus elétrico
NEXT POST

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *