Híbrido Dual Bus

 Dual Bus: inovação, desempenho e flexibilidade

O Dual Bus é um novo conceito de ônibus elétrico, desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Eletra.

A grande novidade tecnológica do Dual Bus é o sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia.

O mesmo ônibus pode circular em duas configurações diferentes: Híbrido ou Trólebus e Híbrido ou Elétrico Puro.

O resultado é um produto de alta versatilidade, capaz de atender a todas as necessidades do operador do serviço de transporte, com o mesmo desempenho em qualquer versão.

O Dual Bus incorpora uma série de novidades tecnológicas que asseguram essa versatilidade – todas elas desenvolvidas pelos técnicos e engenheiros da Eletra.

  1. Baterias de lítio

O veículo é movido por um avançado conjunto de 193 baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre o teto.

Na versão Elétrico Puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa, macia e potente. Até parece que não se trata de um veículo articulado de 23 m.

O Dual Bus desliza suavemente sobre a pista, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera

  1. Alavancas pneumáticas

Outra novidade, na versão Trólebus, é o sistema pneumático de recolhimento das alavancas coletoras de energia.

Nos trólebus comuns, as hastes no teto que se ligam à rede aérea de energia são recolhidas manualmente.

No Dual Bus, elas podem ser acionadas diretamente pelo motorista no painel.

O ônibus, assim, se desconecta da rede aérea e passar a mover-se por suas próprias baterias sem interromper a viagem.

  1. Controle de corrente

Um instrumento instalado em frente ao assento do motorista controlar a alimentação do sistema de tração.

O condutor do veículo pode optar por tração em corrente alternada e contínua conforme sua necessidade, e acompanhar eventuais variações de tensão elétrica.

  1. Grupo gerador

Um grupo motor-gerador instalado na traseira do veículo converte a tração de elétrica para híbrida, e vice-versa.

  1. Câmbio automático

Por fim, um moderno câmbio automático Alysson facilita a tarefa do motorista e traz conforto ao passageiro.

As mudanças de marcha e velocidade ocorrem suavemente, sem trancos, mesmo com o veículo lotado e numa pista em aclive.

Algumas vantagens adicionais do Dual Bus:

  • Flexibilidade operacional
  • Baixa emissão de poluentes (na versão Híbrido)
  • Emissão zero de poluentes (na versão Trólebus ou Elétrico Puro)
  • Possibilidade de modificar a fonte de energia no mesmo veículo
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