Reciclagem de baterias elétricas: uma boa ideia da Suécia

Uma das maiores construtoras da Suécia apresentou uma solução inovadora para reciclar baterias de veículos elétricos, dando-lhes uma segunda vida em prédios inteligentes.

O Brf Viva, da construtora Riksbyggen, é um moderno conjunto residencial equipado com depósitos de baterias de ônibus elétricos, cuja função é armazenar a energia captada pelos tetos solares dos edifícios (foto acima).

O projeto foi lançado em 2015 e concluído em 2018 em Gotemburgo, a segunda cidade do país, com 573 mil habitantes.

O Brf Viva faz parte do programa de habitação sustentável Pegada Positiva (Positive Footprint Housing).

Entre os parceiros do programa, estão a prefeitura, a Universidade de Gotemburgo, a Universidade Técnica Chalmers, a organização de urbanismo Johanneberg Science Park e a empresa local de energia (Göteborg Energi).

Baterias de veículos elétricos em prédio residencial: guardando energia solar

As baterias de íon de lítio são fornecidas pela Volvo, que tem ônibus elétricos em testes numa importante linha de transporte público de Gotemburgo, a ElectriCity (Linha 55).

Os seis edifícios do BRF Viva oferecem 132 apartamentos entre 46 m² e 109 m². Eles são um exemplo prático de reutilização de baterias que já atingiram sua vida útil para movimentar veículos elétricos.

Todos os prédios foram projetados com tecnologias para economizar e otimizar o uso de energia, incluindo painéis solares, sistemas de ventilação natural e materiais de construção de baixo impacto ambiental. 

A Riksbyggen é uma empresa criada em 1940, cujos sócios são os sindicatos de trabalhadores da construção civil da Suécia e cooperativas de habitação. Ela administra mais de 176 mil moradias em todo o país. 

 

 

 

 

Eletra e Volkswagen desenvolvem soluções elétricas
PREVIOUS POST
Projeto prevê fim dos veículos a combustão no Brasil até 2060
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *