Eletra e Volks Caminhões fazem parceria em soluções elétricas

A Eletra e a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciaram oficialmente, nesta sexta (5/10), uma parceria estratégica em tecnologias de eletromobilidade.

O acordo prevê o desenvolvimento de soluções conjuntas em eletrificação de veículos, tanto para o transporte público quanto para o transporte de carga.

Um Memorando de Entendimento foi assinado em São Paulo entre a sócia-proprietária da Eletra, Maria Beatriz Setti Braga, e o CEO da Volkswagem Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes (foto).

Um comunicado conjunto começou a ser divulgado nesta data no Brasil e nos principais países da América Latina.

“Inovar está no DNA da Eletra e da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O resultado dessa aproximação colocará o Brasil em destaque ainda maior no cenário mundial da eletromobilidade” – declarou Maria Beatriz Setti Braga.

“A Eletra é uma empresa brasileira que utiliza largamente sistemas de tração elétrica em seus ônibus, bem como outros complementos que os integram. Sua equipe é altamente especializada, e seu know-how é comprovado. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, afirmou Roberto Cortes.

DESENVOLVIMENTO

O acordo consolida a colaboração iniciada no início do ano passado para o desenvolvimento dos dois primeiros protótipos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico da Volkwagen.

Os protótipos foram produzidos com tração elétrica e sistemas de integração eletrônica da Eletra, após meses de trabalho conjunto com as equipes de engenharia da MAN Latin America (divisão de veículos pesados da Volkswagen).

O veículo foi desenvolvido na fábrica da MAN em Resende (RJ) e apresentado oficialmente no dia 11 de outubro de 2017, em Hamburgo (Alemanha).

Na ocasião, a diretora executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, declarou: “Desenvolver, em tempo recorde, o power train de tração elétrica para o novo modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi um desafio e uma grande satisfação”.

“Além do excelente resultado, houve total sintonia entre as engenharias, deixando as equipes envolvidas orgulhosas e empolgadas para novos desafios” – acrescentou Iêda.

Pouco depois, no dia 15 de outubro, o novo caminhão elétrico foi lançado no Brasil durante a Fenatran 2017 (21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), em São Paulo.

EXPERIÊNCIA

A Eletra é uma indústria 100% nacional, com sede em São Bernardo do Campo (SP), especializada em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas para veículos elétricos e híbridos.

A empresa faz parte de um dos mais importantes grupos de operação de transporte urbano de passageiros do Brasil, o Grupo ABC.

Uma das empresas do Grupo, a Metra, que opera o Corredor ABD, tem o serviço de transporte público de passageiros mais bem avaliado do Brasil.

A Eletra fabrica ônibus totalmente elétricos (e-Bus), ônibus elétricos híbridos em série, com bateria e motor-gerador (DualBus), e trólebus (ligados à rede aérea, porém com autonomia de até 20 km só na baterias).

Atua também no mercado de retrofit (conversão de veículos a combustão para veículos híbridos ou elétricos), tanto em transporte público quanto em transporte de carga.  

 

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS E ELETRA OFICIALIZAM PARCERIA PARA DESENVOLVER SOLUÇÕES ELÉTRICAS.
ANTERIOR
Eletra e Volkswagen oficializam parceria para desenvolver soluções elétricas
PRÓXIMO
  1. VANDERLUZ PAULINO DE SOUZA disse:

    Parabens Eletra, isso só me fez mais orgulhoso de ter acreditado no seu produto desde quando o Sr Antonio Vicente e eu fomos ao Mexico tentar vender o hibrido para o sistema de transporte publico na Cidade do Mexico. Forte abraço a todos e em especial à Ieda.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *