Bruno Covas afasta Avelleda da Secretaria de Transportes de SP

9 abril 2018
Comentários 0
Categoria Blog, Destaque
9 abril 2018, Comentários 0

No primeiro dia útil de seu mandato (9/4), o novo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, tirou Sergio Avelleda da Secretaria de Mobilidade e Transportes.

A decisão surpreendeu empresários e políticos, pois foi tomada depois declarações de que a equipe básica do ex-prefeito João Doria seria mantida pelo menos até dezembro.

No lugar de Avelleda, assumirá João Octaviano Machado, atual presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Um dos motivos para a troca foi a proximidade entre Octaviano Machado e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o influente vereador Milton Leite (DEM).

foto: xxxx

Sergio Avelleda deixa a SMT-SP

EDITAL

A súbita mudança numa das pastas mais importantes da Prefeitura lança dúvidas sobre o destino do edital que lançará a licitação para renovar os contratos entre o Poder Público e as empresas de ônibus.

Avelleda foi o principal responsável pela primeira versão do edital, divulgada em dezembro, com ousadas metas de redução de poluição no transporte público.

Uma das metas – redução de 50% das emissões de gás carbônico da frota em dez anos – abriria o caminho para a conversão da frota a diesel para veículos elétricos e híbridos.

A versão final do edital – já com acréscimos de uma consulta pública encerrada no dia 5 de março  – tinha sido prometida por Avelleda para o último dia 7 de abril.

Isso não aconteceu. O prazo agora foi prorrogado para 16 de abril.

Na semana passada, a Secretaria de Transportes limitou-se a divulgar um Aviso de Edital no qual tornou pública a realização de licitação para os três sistemas da rede de transporte urbano: estrutural, regional e local.

Avelleda deverá permanecer na Prefeitura num cargo ainda não definido, provavelmente como assessor especial do prefeito.

Bruno Covas também deverá mudar a Secretaria de Obras, trocando Marcos Penido por Victor Aly.

O vereador Eduardo Tuma (PSDB), outro aliado de Milton Leite, deverá ser o novo chefe da Casa Civil, cargo ocupado pelo próprio Covas até a semana passada.

O anúncio das mudanças deverá ser feito oficialmente na tarde desta segunda-feira (9/4), em cerimônia no 3º andar da Prefeitura. Em seguida, haverá uma entrevista coletiva.

Vice-prefeito eleito na chapa de Doria em 2016, Covas assumiu a Prefeitura no dia 6 de abril, último prazo de desincompatibilização para candidatos nas eleições de 7 de outubro.

Doria será o candidato do PSDB a governador do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *