PR terá primeira eletrovia com dez postos de recarga elétrica

5 abril 2018
Comentários 0
5 abril 2018, Comentários 0

Um convênio assinado nesta quarta-feira (4/4), em Foz do Iguaçu, permitirá a instalação de dez eletropostos na BR 277, estrada de 730 km que corta o Estado do Paraná de leste a oeste.

A primeira eletrovia do país, ligando o porto de Paranaguá a Foz do Iguaçu, é o resultado de acordo entre a Itaipu Binacional e a Copel-Companhia Paranaense de Energia.

Dois eletropostos instalados pela Copel já estão em operação em Curitiba (foto) e Paranaguá. Os outros oito serão instalados pela Itaipu ainda este ano.

Eles funcionarão em postos de combustível nas cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati, a uma distância média de 100 km entre um e outro.

CARGA GRÁTIS

Pelo acordo, a Itaipu dará assistência técnica, cabendo à Copel o fornecimento de energia.

Cada eletroposto terá 50 kva de potência e três tipos de conectores, compatíveis com todos os modelos de veículos elétricos e híbridos em circulação no Brasil.

Permitirão cargas rápida ou semirrápidas de 30 a 60 minutos, com reabastecimento de até 80% das baterias.

Por enquanto, a recarga será gratuita para o usuário. A cobrança ainda depende de regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O convênio foi um dos últimos atos assinados pelo diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, o engenheiro eletricista Luiz Fernando Vianna, que ficou apenas um ano no cargo.

Nomeado pelo presidente Michel Temer em março de 2017, Vianna aceitou uma proposta para dirigir o grupo Delta Energia, empresa privada com sede em São Paulo, a partir de 9 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *