Eletra na mídia: Iêda de Oliveira fala ao vivo no ‘ABC Repórter’

Em entrevista ao vivo no site do jornal “ABC Repórter”, a executiva da Eletra Iêda de Oliveira defendeu, nesta quarta (21/3), políticas públicas de apoio aos veículos elétricos no Brasil (vídeo abaixo).

“O Brasil é pioneiro em muitas iniciativas de eletromobilidade, e hoje essa é uma questão não apenas de transporte, mas de saúde pública”, disse.

Ela foi a convidada da semana do programa “SustentaHabilidade”, conduzido por Roberto Mangraviti. A entrevista foi transmitida também pelo Facebook e Instagram.

SAÚDE

Iêda – que também é vice-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) – disse que a troca dos veículos movidos a combustível fóssil por elétricos ou híbridos deveria ser uma prioridade nas grandes cidades.

“Pesquisas apontam que 17% dos infartos na cidade de São Paulo podem ser atribuídos à poluição do ar”, afirmou, citando dados do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Ela deu o exemplo da China como país em que os incentivos aos veículos elétricos viraram prioridade nacional.

Lembrou que o Brasil é pioneiro em muitas iniciativas de eletromobilidade, mas que esse pioneirismo ainda não se traduziu em políticas públicas coerentes dos governos federais e municipais.

PIONEIRISMO

Citou o exemplo da Eletra de São Bernardo do Campo, que há mais de dez anos construiu o primeiro ônibus elétrico híbrido do mundo a entrar em operação comercial.

Mencionou também o ineditismo, para a época, da Lei 14.933, de 2009, que instituiu a Política de Mudança do Clima da Cidade de São Paulo.

Essa lei fixou uma prazo de dez anos – até 2018 – para que toda a frota de ônibus da cidade (hoje, 14.440 veículos) rodasse sem combustíveis fósseis.

A lei nunca foi cumprida e teve de ser mudada no final de 2017 pela Câmara Municipal. A mudança foi sancionada pelo prefeito João Doria em janeiro (Lei 16.802/2018).

A nova lei reprogramou a meta de zerar as emissões de poluentes da frota de ônibus para os próximos 20 anos.

SEMINÁRIO

O “ABC Repórter” e o programa “SustentaHabilidade” promoverão no próximo dia 4 de abril um debate sobre o tema. Confira:

1º Seminário de Eficiência Energética e Gestão de Custos no ABC.
Associação Comercial de São Caetano do Sul (Aciscs).
Rua Amazonas 318, São Caetano.
Inscrições: aciscs.com.br. Tel: 2883-3400. Grátis.

Veja a entrevista completa:

Secretários de Doria na Prefeitura seguirão nos cargos
PREVIOUS POST
Campinas lança licitação e terá só ônibus elétrico no centro
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *