China lança primeiro navio de carga movido a eletricidade

A China deu mais um passo em seu programa de eletrificação dos transportes ao lançar, em novembro, o primeiro navio de carga totalmente movido a bateria.

Segundo o jornal “China Daily”, o barco tem 70,5 m de comprimento e capacidade para transportar até duas mil toneladas de carga, à velocidade máxima de 12,5 km/h.

É movido a baterias de lítio de 2.400 KW/h, que permitem autonomia de 80 km. A recarga demora duas horas  – tempo médio de desembarque das mercadorias.

Foi construído pelo estaleiro Guangzhou Shipyard International Company, na capital da importante província de Guandong, no sul do país.

Ironicamente, o primeiro cargueiro do mundo com emissão zero de poluentes começou sua operação comercial transportando carvão para geração de eletricidade.

Ele está em fase de testes numa rota no Rio das Pérolas, ao longo das ilhas da região de Nansha, um dos distritos da cidade de Guangzhou.

Segundo a Hangzhou Modern Ship Design & Research Co – empresa que projetou a embarcação -, o resultado dos testes permitirá em breve construir navios elétricos de passageiros com a mesma tecnologia.

Empresas terão incentivo para antecipar metas ambientais
PREVIOUS POST
2018 pode ser o ano da mobilidade elétrica no Brasil
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *