A volta ao mundo no E-Bus a energia solar da Eletra

3 novembro 2017
Comentários 0
3 novembro 2017, Comentários 0

Depois de um ano de operação, o ônibus elétrico movido a energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina chega a 40 mil km rodados nesta segunda-feira, 6 de dezembro.

É o equivalente a uma volta completa ao redor da Terra.

O E-Bus foi lançado pioneiramente pela Eletra em setembro de 2016 e oferecido à universidade, por meio de acordo, no dia 12 de dezembro.

Depois dos testes, começou a circular em março de 2017 numa linha gratuita que liga o campus principal da UFSC ao centro tecnológico Sapiens Parque, ao norte de Florianópolis.

Hoje, atende normalmente a comunidade universitária. O serviço é disponível apenas para estudantes, professores e funcionários.

O E-Bus faz cinco viagens ao dia, de 52 km cada (ida e volta), a uma velocidade de até 80 km/hora. Percorre cerca de 5.000 mil km por mês.

Tem capacidade para 37 passageiros sentados (viagens a pé não são permitidas), com duas mesas de trabalho, poltronas estofadas, ar condicionado, wi-fi e pontos USB.

TECNOLOGIA

A Eletra desenvolveu os sistema de tração e de integração num motor elétrico WEG Trifásico 250 L, de 200/400 kw de potência.

O veículo tem 12,7 m de comprimento, com carroçaria Marcopolo modelo Torino Low Entry montada num chassis Mercedes-Benz 0500 U Elétrico.

O motor é alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio instaladas no teto, com capacidade para 128 kw/h de energia e autonomia de 200 km.

As baterias recebem até quatro recargas por dia, de seis minutos cada, nas estações de energia solar da UFSC. Com carregador  lento, a recarga demora duas horas e meia.

O ônibus faz parte de um projeto do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC, coordenado pelo professor Ricardo Rüther.

No Centro, toda a energia consumida, inclusive a do ônibus elétrico, é captada pelas painéis solares instalados no teto dos prédios e laboratórios (foto acima).

Veja o vídeo:

Leia também:

Ônibus a energia solar da Eletra circula em março na UFSC

E-Bus solar da Eletra completa 10 mil km em Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *