'Valor' destaca tecnologia Eletra no novo e-Delivery da Volks

25 outubro 2017
Comentários 0
25 outubro 2017, Comentários 0

Na edição desta terça (25/10), o jornal “Valor Econômico” destaca a participação de empresas nacionais, como Eletra e WEG, no desenvolvimento mundial de veículos elétricos pesados.

Com o título “Teste com caminhão elétrico da Volks revela nova vocação brasileira”, o texto da repórter Marli Olmos sustenta que o Brasil pode tornar-se um polo de produção e exportação de veículos de carga e ônibus elétricos.

O “Valor”cita a atuação direta da Eletra e da WEG no desenvolvimento do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, lançado em Hamburgo no dia 11 de outubro pela divisão MAN Latin America.

E-Delivery: lançamento mundial na Alemanha

TECNOLOGIA

Entrevistada pelo jornal, a principal executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, diz que o Brasil já tem competência testada e aprovada na produção de ônibus elétricos, que pode ser utilizada em veículos de carga.

“O Brasil tem esse tipo de tecnologia há muito tempo, mas as políticas públicas para esse meio de transporte não avançaram” – disse ela.

A Eletra foi fundamental para o lançamento do e-Delivery da Volks/MAN ao desenvolver, em tempo recorde, todo o sistema de tração (power train) do novo modelo.

“Fomos buscar o que há de melhor em nosso mercado”, disse ao jornal o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.

A empresa de São Bernardo do Campo, de capital 100% nacional, é líder brasileira na produção de trólebus.

É a principal fornecedora de trólebus para a cidade de São Paulo (mais de 200 veículos, praticamente toda a frota desta modalidade), e exporta para países como Argentina e Nova Zelândia.

A Eletra também foi a responsável pelo lançamento comercial do primeiro ônibus híbrido do mundo, em 1999.

PARCERIA

O “Valor” também destacou a previsão da WEG de que o Brasil poderá se tornar um líder mundial na produção de veículos elétricos pesados e semipesados.

“O Brasil pode ser um grande exportador de caminhões e ônibus elétricos” – disse Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação, que forneceu o motor do e-Delivery.

A WEG é uma empresa brasileira com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e forte presença internacional no mercado de motores elétricos para diversas aplicações.

É também parceira da Eletra no desenvolvimento de diferentes modelos de ônibus elétricos puros e híbridos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *