Vídeo da Cidade dos Sonhos cobra transporte limpo em SP

A ONG Cidade dos Sonhos lançou um vídeo, em sua página no Facebook, em defesa dos combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo.

O clipe de 1m 7s cita Londres, Los Angeles e Dehli como exemplos de cidades que já começaram a fazer a “transição energética” do diesel para combustíveis renováveis no transporte público.

As imagens terminam com uma pergunta sobre São Paulo: “quando faremos a nossa transição?”

NO MUNDO

O vídeo diz que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, já assumiu o compromisso de ter uma frota de ônibus 100% limpa na capital inglesa até 2037.

Menciona também a promessa do prefeito de Los Angeles (EUA), Eric Garcetti, de zerar as emissões de poluentes e gases do efeito estufa na frota local até 2030.

E conclui com o ousado meta do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, de abolir o diesel dos 150 mil ônibus de todo o país até 2030.

A Cidade dos Sonhos lembra que São Paulo já foi “vanguardista” nas iniciativas pelo transporte limpo, ao promulgar a atual Lei de Mudança do Clima (14.933), em 2009.

A lei previa zerar as emissões dos ônibus da frota municipal até 2018, mas o cronograma nunca foi cumprido. Por isso, está sendo reformada na Câmara Municipal.

Hoje, 98% dos 15 mil ônibus paulistanos – a maior frota do país e uma das maiores do mundo – seguem movidos a diesel.

NEGOCIAÇÕES

A Cidade dos Sonhos é uma das organizações que discutem com os vereadores a atualização das metas de emissão zero em São Paulo.

Outras entidades, como a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Rede Nossa São Paulo e Greenpeace, também participam intensamente das negociações.

O novo texto da Lei de Mudança do Clima deverá ser votado até o final de outubro ou início de novembro.

Doria promete 9.700 ônibus elétricos em quatro anos
PREVIOUS POST
Áreas verdes serão o tema da 16ª Conferência do Clima
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *