Volks lança e-Delivery com tecnologia Eletra na Fenatran

15 outubro 2017
Comentários 2
15 outubro 2017, Comentários 2

A MAN Latin America realizou neste domingo (15/10), na Fenatran 2017, em São Paulo, o pré-lançamento para o público brasileiro do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen.

A Eletra desenvolveu e integrou todo o sistema de tração do e-Delivery na fábrica da MAN em Resende, no Rio de Janeiro.

É o primeiro veículo de carga totalmente elétrico da Volkswagen Truck and Bus. O lançamento mundial tinha sido no último dia 11/10 em Hamburgo, Alemanha.

ELOGIOS

A apresentação deste domingo foi para convidados e imprensa. Até o dia 20 de outubro a novidade poderá ser conhecida pelo público em geral na Fenatran 2017.

“É o lançamento da década” – disse Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America, sobre o novo veículo. A MAN é a divisão latino-americana da Volkswagen Truck and Bus.

Ele chegou ao palco da Fenatran dirigindo pessoalmente o caminhão elétrico.

À noite, durante comemoração num espaço de eventos na Zona Oeste de São Paulo, Cortes elogiou a parceria da MAN com a Eletra (power train) e a WEG (motor).

“O e-Delivery  é o primeiro caminhão 100% elétrico, desenvolvido no Brasil, em parceria com a Eletra e a WEG, empresas brasileiras, para uso urbano nas grandes cidades do mundo”- disse.

No dia 11, em Hamburgo, Cortes havia declarado que o novo veículo “representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus”. E também elogiou a Eletra e a WEG.

“O e-Delivery insere definitivamente a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”, afirmou aos alemães.

Sistema de tração da Eletra: desafio tecnológico

Para Iêda de Oliveira, gerente comercial e principal executiva da Eletra, a produção do power train para o caminhão elétrico da Volks foi um grande desafio.

Ela destacou a ampla sintonia entre os engenheiros da empresa de São Bernardo do Campo e os da Volks Truck and Bus, tanto em Resende quanto na Alemanha.

Ao fornecer um dos principais componentes do e-Delivery (o sistema de tração), a Eletra superou mais um desafio tecnológico. “Todas as equipes envolvidas estão orgulhosas”.

A Eletra é uma fabricante de ônibus elétricos e trólebus inteiramente nacional, com sede em São Bernardo do Campo.

Faz parte do Grupo ABC, responsável, entre outros empreendimentos, pela Metra, empresa que opera o Corredor ABD.

LINHA DELIVERY

O caminhão elétrico da Volkswagen é o produto mais recente da linha Delivery (veículos leves para cargas rápidas).

A família Delivery já tem hoje as versões 5.150, 8.160, 9.160, 10.160, 10.160 Plus e 13.160.

O novo e-Delivery foi projetado para ter autonomia de 200 km e capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas, com baterias de íon-lítio LiFePO4.

O trem de força (power train) do e-Delivery é uma evolução dos sistemas de tração desenvolvidos pela Eletra para seus modelos de ônibus elétricos, trólebus e Dual Bus.

O sistema de tração permite ao motor WEG AL 160 gerar até 109 cv de potência (80 kW).  O sistema de transmissão é da Allisson.

FENATRAN

O e-Delivery é um dos principais lançamentos do 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran 2017).

A Fenatran 2017 será realizada de 16 a 20 de outubro, de segunda a sexta, das 13h às 21h, no São Paulo Expo (veja como chegar).

VÍDEOS

Lançamento do e-Delivery na Fenatran 2017, na manhã de domingo (15/10):

Apresentação do e-Delivery por Roberto Cortes, em evento promovido pela MAN para 500 convidados no bufê Vila dos Ipês, na Vila Leopoldina, na noite de domingo (15/10):

2 comentários sobre “Volks lança e-Delivery com tecnologia Eletra na Fenatran

  1. Valcir novak disse:

    Parabens a Mann pelo pioneirismo Acompanho de perto a evolução da mobilidade elétrica. Quero ser parceiro no diesel e na transição para o elétrico.
    Aguardo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *