A MAN Latin America realizou neste domingo (15/10), na Fenatran 2017, em São Paulo, o pré-lançamento para o público brasileiro do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen.
A Eletra desenvolveu e integrou todo o sistema de tração do e-Delivery na fábrica da MAN em Resende, no Rio de Janeiro.
É o primeiro veículo de carga totalmente elétrico da Volkswagen Truck and Bus. O lançamento mundial tinha sido no último dia 11/10 em Hamburgo, Alemanha.
ELOGIOS
A apresentação deste domingo foi para convidados e imprensa. Até o dia 20 de outubro a novidade poderá ser conhecida pelo público em geral na Fenatran 2017.
“É o lançamento da década” – disse Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America, sobre o novo veículo. A MAN é a divisão latino-americana da Volkswagen Truck and Bus.
Ele chegou ao palco da Fenatran dirigindo pessoalmente o caminhão elétrico.
À noite, durante comemoração num espaço de eventos na Zona Oeste de São Paulo, Cortes elogiou a parceria da MAN com a Eletra (power train) e a WEG (motor).
“O e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico, desenvolvido no Brasil, em parceria com a Eletra e a WEG, empresas brasileiras, para uso urbano nas grandes cidades do mundo”- disse.
No dia 11, em Hamburgo, Cortes havia declarado que o novo veículo “representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus”. E também elogiou a Eletra e a WEG.
“O e-Delivery insere definitivamente a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”, afirmou aos alemães.

Sistema de tração da Eletra: desafio tecnológico
Para Iêda de Oliveira, gerente comercial e principal executiva da Eletra, a produção do power train para o caminhão elétrico da Volks foi um grande desafio.
Ela destacou a ampla sintonia entre os engenheiros da empresa de São Bernardo do Campo e os da Volks Truck and Bus, tanto em Resende quanto na Alemanha.
Ao fornecer um dos principais componentes do e-Delivery (o sistema de tração), a Eletra superou mais um desafio tecnológico. “Todas as equipes envolvidas estão orgulhosas”.
A Eletra é uma fabricante de ônibus elétricos e trólebus inteiramente nacional, com sede em São Bernardo do Campo.
Faz parte do Grupo ABC, responsável, entre outros empreendimentos, pela Metra, empresa que opera o Corredor ABD.
LINHA DELIVERY
O caminhão elétrico da Volkswagen é o produto mais recente da linha Delivery (veículos leves para cargas rápidas).
A família Delivery já tem hoje as versões 5.150, 8.160, 9.160, 10.160, 10.160 Plus e 13.160.
O novo e-Delivery foi projetado para ter autonomia de 200 km e capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas, com baterias de íon-lítio LiFePO4.
O trem de força (power train) do e-Delivery é uma evolução dos sistemas de tração desenvolvidos pela Eletra para seus modelos de ônibus elétricos, trólebus e Dual Bus.
O sistema de tração permite ao motor WEG AL 160 gerar até 109 cv de potência (80 kW). O sistema de transmissão é da Allisson.
FENATRAN
O e-Delivery é um dos principais lançamentos do 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran 2017).
A Fenatran 2017 será realizada de 16 a 20 de outubro, de segunda a sexta, das 13h às 21h, no São Paulo Expo (veja como chegar).
VÍDEOS
Lançamento do e-Delivery na Fenatran 2017, na manhã de domingo (15/10):
Apresentação do e-Delivery por Roberto Cortes, em evento promovido pela MAN para 500 convidados no bufê Vila dos Ipês, na Vila Leopoldina, na noite de domingo (15/10):
Futuro é hoje.
Parabens a Mann pelo pioneirismo Acompanho de perto a evolução da mobilidade elétrica. Quero ser parceiro no diesel e na transição para o elétrico.
Aguardo contato.