ABVE propõe à Câmara de SP plano para renovar os ônibus

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresenta à Câmara Municipal de São Paulo, nesta quarta-feira (17/5/17), a sua proposta para renovar os 15 mil ônibus da frota paulistana com base em combustíveis limpos e renováveis.

A apresentação será feita aos vereadores da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara, a partir de 11h30. A comissão é presidida pelo vereador Senival Moura (PT).

A ABVE propõe um cronograma gradual e economicamente viável de transição, a partir da renovação da frota de ônibus novos, num prazo mínimo de dez anos, com o emprego de diferentes tecnologias de veículos híbridos e elétricos e o uso de combustíveis majoritariamente não fósseis.

URGÊNCIA

Dois eventos importantes justificam a urgência desse debate: o iminente relançamento, pela Prefeitura Municipal, do edital de licitação que definirá as regras do transporte público para os próximos dez anos e a tramitação, na Câmara, de propostas para alterar a Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo (Lei 14.933/2009).

A ABVE propõe um novo cronograma para substituir aquele previsto no Artigo 50 da Lei de Mudança do Clima, que virou letra morta.

O Artigo 50 fixava um período de dez anos (de 2009 a 2018) para a completa renovação da atual frota de ônibus com motores diesel para veículos movidos a combustíveis não poluentes. O cronograma nunca foi aplicado.

ABVE, que representa toda a cadeia produtiva do veículo elétrico no Brasil, defende um claro compromisso dos Poderes Públicos com a sustentabilidade ambiental, a saúde dos paulistanos e a inovação tecnológica dos serviços de transporte.

Deverão participar do debate na Câmara o presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, e a vice-presidente da Área de Veículos Pesados, Iêda M. A. de Oliveira (dirigente da Eletra), além de outros diretores da entidade.

Também deverão estar presentes representantes de entidades que defendem o transporte público sustentável e não poluente em São Paulo, como Greenpeace, Cidadeapé e outras.

Quarta-feira, 17/05/17, às 11h30.
Câmara Municipal de São Paulo
Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia
Plenário Primeiro de Maio, 1º andar
Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo-SP

 

E-Bus solar da Eletra completa 10 mil km em Santa Catarina
PREVIOUS POST
‘Frota limpa’ deve começar pelos ônibus novos, diz ABVE
NEXT POST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *