ABVE propõe à Câmara de SP plano para renovar os ônibus

16 maio 2017
Comentários 0
16 maio 2017, Comentários 0

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresenta à Câmara Municipal de São Paulo, nesta quarta-feira (17/5/17), a sua proposta para renovar os 15 mil ônibus da frota paulistana com base em combustíveis limpos e renováveis.

A apresentação será feita aos vereadores da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara, a partir de 11h30. A comissão é presidida pelo vereador Senival Moura (PT).

A ABVE propõe um cronograma gradual e economicamente viável de transição, a partir da renovação da frota de ônibus novos, num prazo mínimo de dez anos, com o emprego de diferentes tecnologias de veículos híbridos e elétricos e o uso de combustíveis majoritariamente não fósseis.

URGÊNCIA

Dois eventos importantes justificam a urgência desse debate: o iminente relançamento, pela Prefeitura Municipal, do edital de licitação que definirá as regras do transporte público para os próximos dez anos e a tramitação, na Câmara, de propostas para alterar a Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo (Lei 14.933/2009).

A ABVE propõe um novo cronograma para substituir aquele previsto no Artigo 50 da Lei de Mudança do Clima, que virou letra morta.

O Artigo 50 fixava um período de dez anos (de 2009 a 2018) para a completa renovação da atual frota de ônibus com motores diesel para veículos movidos a combustíveis não poluentes. O cronograma nunca foi aplicado.

ABVE, que representa toda a cadeia produtiva do veículo elétrico no Brasil, defende um claro compromisso dos Poderes Públicos com a sustentabilidade ambiental, a saúde dos paulistanos e a inovação tecnológica dos serviços de transporte.

Deverão participar do debate na Câmara o presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, e a vice-presidente da Área de Veículos Pesados, Iêda M. A. de Oliveira (dirigente da Eletra), além de outros diretores da entidade.

Também deverão estar presentes representantes de entidades que defendem o transporte público sustentável e não poluente em São Paulo, como Greenpeace, Cidadeapé e outras.

Quarta-feira, 17/05/17, às 11h30.
Câmara Municipal de São Paulo
Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia
Plenário Primeiro de Maio, 1º andar
Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo-SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *