E-Bus solar da Eletra completa 10 mil km em Santa Catarina

10 maio 2017
Comentários 0
10 maio 2017, Comentários 0

O ônibus elétrico movido a energia solar produzido pela Eletra, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e outras empresas, completou no final de abril um total de 10 mil km rodados.

O E-Bus começou a circular em março deste ano, numa linha do campus da UFSC, e superou com sucesso a primeira fase de testes.

O ônibus foi desenvolvido pela Eletra, com apoio da Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG.

É um veículo elétrico com baterias recarregadas pelas estações do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC.

A próxima etapa será uma revisão geral de componentes elétricos e mecânicos. “Faremos um diagnóstico preciso da operação do veículo”, disse o coordenador do laboratório Fotovoltaica, Ricardo Rüther.

O E-Bus faz cinco viagens por dia de 50 km (ida e volta) entre o campus central da UFSC, em Florianópolis, e o Sapiens Parque, ao Norte da ilha.

Transporta alunos, professores e funcionários, a uma velocidade de até 80 km/hora. É um veículo totalmente silencioso e não poluente.

O acordo pelo qual a Eletra ofereceu o E-Bus para a UFSC foi assinado no dia 12 de dezembro de 2016.

CARACTERÍSTICAS

O veículo tem 12,7 m de comprimento e capacidade para 37 passageiros sentados. Não são permitidas viagens a pé.

O ônibus se movimenta por um sistema de tração e integração desenvolvido pela Eletra num motor elétrico WEG  Trifásico 250 L, com potência de 200 kw/400 kw.

A fonte do combustível é um conjunto de baterias de íons de lítio, com 128 kw/h de energia, instaladas no teto.

O tempo de recarga das baterias é de 2,5 h, com carregador lento, e de 6 min. com carregador rápido. A autonomia é de 200 km, com quatro recargas rápidas.

A carroçaria é Marcopolo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz 0500 U Elétrico.

O veículo tem duas mesas de trabalho, poltronas estofadas, wi-fi, USB, ar condicionado e rampa para portadores de necessidades especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *