Licitação dos ônibus de SP sai em maio, diz secretário

21 fevereiro 2017
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21 fevereiro 2017, Comentários 1

O secretário municipal de Transportes de São Paulo, Sergio Avelleda, confirmou nesta terça (21/2) ao jornal SPTV, da Globo, que lançará até maio a licitação para renovar os contratos dos ônibus paulistanos.

A licitação é especialmente importante para o cumprimento da Lei 14.933, que defende a progressiva mudança da matriz energética do transporte coletivo – do diesel para combustíveis não fósseis, ou seja, não poluentes.

Esta é, por exemplo, a principal reivindicação de entidades como a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e do Greenpeace, que apoiam ônibus elétricos, híbridos e trólebus.

Fabricantes de ônibus elétricos e híbridos, como a Eletra, reuniram-se nos últimos dias com o secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, para defender a nova matriz do transporte coletivo.

NOVELA

A licitação para renovar a frota dos dos 15 mil ônibus paulistanos é uma novela que se arrasta desde 2013, quando venceram os contratos assinados em 2003 pela prefeita Marta Suplicy.

Em julho de 2016, a última tentativa do prefeito Fernando Haddad foi barrada pelo Tribunal de Contas do Município.

Com a gestão do prefeito João Doria, os preparativos para a licitação retomaram a meta – abandonada no governo Haddad – de converter gradativamente a frota de ônibus para uma matriz de combustível majoritariamente não poluente.

A Secretaria de Mobilidade e Transportes e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo começaram, então, a recolher propostas para modificar o edital do ano passado e a própria Lei 14.933.

A ABVE apresentou suas sugestões, em reuniões com o secretário do Verde de São Paulo, Gilberto Natalini.

A Lei 14.933, promulgada em 2009 pelo então prefeito Gilberto Kassab, criou a Política de Mudanças Climáticas de São Paulo e fixou um prazo até 2018 para a total conversão dos ônibus a diesel para matrizes de combustível não fóssil.

O prazo de 2018 se revelou inviável, especialmente depois que, em 2014, a gestão Haddad suspendeu o programa Ecofrota, que criava frotas-piloto para testar a viabilidade das novas tecnologias de combustível não fóssil.

PRIVATIZAÇÃO

Ao confirmar a licitação para maio, o secretário Sergio Avelleda disse que uma das prioridades do novo edital será criar condições para a presença da iniciativa privada na gestão dos novos corredores de ônibus.

A Prefeitura preocupa-se em diminuir o custo do subsídio ao transporte coletivo em São Paulo – hoje, em torno de R$ 2,2 bilhões por ano.

Os investimentos privados nos transportes foram um dos temas da viagem que o prefeito João Doria concluiu, na semana passada, por países como Catar e Emirados Árabes.

A Prefeitura quer capital estrangeiro na gestão do Bilhete Único, por exemplo, e até na exploração do Rapidão, os corredores de BRT (Bus Rapid Transit) previstos para operar ainda este ano.

A licitação dos ônibus paulistanos é uma das maiores do mundo. São 15 mil ônibus, que transportam 10  milhões de passageiros por dia.

Só o texto do edital que lançará a licitação tem mais de 33 mil páginas.

Os contratos anteriores, que venceram em 2013, vêm sendo renovados em caráter emergencial desde aquele ano.

Um comentário sobre “Licitação dos ônibus de SP sai em maio, diz secretário

  1. Romário da Silva Andrade disse:

    O transporte público de são Paulo está precário,a não valorização dos profissionais como motorista,que não estão tendo seu devido valor por transportar a população…

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