Começa a circular em março, em Florianópolis (SC), o primeiro ônibus elétrico brasileiro, produzido pela Eletra, com recarga de baterias a partir de estações de energia solar fotovoltaica.
O modelo foi lançado pioneiramente pela Eletra em setembro de 2016 no 21º Salão Latino-Americano do Veículo Elétrico, em São Paulo.
No dia 12 de dezembro de 2016, o ônibus foi oficialmente disponibilizado para circulação no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica é uma parceria da Eletra e outras empresas com a UFSC.
Ele será usado para transporte de alunos, professores e funcionários da universidade, entre as unidades do campus central de Florianópolis e o Sapiens Parque, a 25 km ao Norte da ilha.
PARCERIAS
A Eletra desenvolveu a tração elétrica num motor WEG com capacidade para 200 kw/400 kw de potência, além dos sistemas de integração.
A carroçaria é a Marcopolo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz 0500 U Elétrico.
O veículo tem 12,7 m de comprimento e capacidade para 37 passageiros sentados.
Tem também wi-fi, pontos USB, ar condicionado, poltronas estofadas, duas mesas de trabalho e rampa para portadores de necessidades especiais.
O modelo foi desenvolvido dentro do conceito de “deslocamento produtivo”, no qual os usuários podem trabalhar durante a viagem como se estivessem num escritório. Não serão permitidos passageiros a pé.
O plano inicial prevê uma linha regular com quatro viagens ao dia, num total de 50 km cada (ida e volta), a uma velocidade de até 80 km/h.
No Sapiens Parque da UFSC, as baterias do ônibus serão abastecidas a cada viagem em pontos de recarga alimentados por energia solar captada pelas placas fotovoltaicas.
O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, sob coordenação do pesquisador Ricardo Rüther.
BATERIAS
O ônibus se movimenta por um sistema de tração desenvolvido pela Eletra num motor elétrico WEG Trifásico 250 L.
A autonomia é de 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos cada nos módulos solares fotovoltaicos integrados da UFSC.
A fonte do combustível do veículo é um conjunto de baterias de íons de lítio, com 128kw/h de energia, instaladas no teto.
O tempo de recarga das baterias pode ser de 2,5 h com carregador lento e de 6 min. com carregador rápido.
O resultado é um ônibus silencioso e macio, 100% movido a energia elétrica.
EMISSÕES
Estudo da própria UFSC diz que um ônibus convencional a diesel, com consumo médio de 670 litros por mês, emite 3,9 toneladas de gás carbônico CO2) no mesmo período. Ou, em um ano, 46,8 toneladas.
Segundo o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, um único ônibus totalmente elétrico evita a emissão de uma carga de CO2 que exigiria 5.800 árvores para ser removida da atmosfera.
Estudo do Instituto Totum e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, demonstra que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de CO2 nos primeiros 20 anos de vida – uma média de 8,1 kg por ano.
Bom dia, estamos realizando um estudo sobre atratividade urbana na cidade de Foz do Iguaçu – PR, é uma das opções levantadas no curso foi uma inclusão de ônibus com combustível alternativo, para tanto gostaria de mais informações técnicas sobre os ônibus, onde já são usados e se possível alguns valores aproximados para que possamos nos embasar. Fico no aguardo de resposta, certo de vossa compreensão sobre a importância de tal estudo. Att.