Diário do Transporte

Eletra confirma início de operação de ônibus a “energia solar” ainda neste mês

Veículo é elétrico, mas energia será gerada em estação experimental de universidade por meio de placas fotovoltaicas

ADAMO BAZANI

A fabricante de tecnologia para veículos elétricos, Eletra, com sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paullista,  confirmou nesta segunda-feira ,12 dezembro de 2016, que o primeiro ônibus elétrico assistido por energia solar fotovoltaica do Brasil começará a circular em Santa Catarina ainda neste mês.

O Diário do Transporte antecipou em primeira mão o desenvolvimento dos estudos. O ônibus foi apresentado em setembro no 12º Salão Latino-Americano de veículos elétricos, realizado em setembro na cidade de São Paulo.

O novo modelo inicialmente fará o transporte de alunos, professores e técnicos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, entre o campus da Trindade e o laboratório, no Norte da Ilha, no Sapiens Parque, bairro Canasvieiras.

Os testes fazem parte dos trabalhos do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC. O projeto é coordenado pelo professor Ricardo Rüther, da mesma universidade ,e foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, ao custo de cerca de R$ 1 milhão.

Na verdade, o ônibus é elétrico com bateria, no entanto, uma estação dentro do campus da universidade vai captar energia solar e transformar em energia elétrica para alimentar as baterias do ônibus.

Clique aqui para ler a matéria completa no Diário do Transporte.

Autos & Motores
PREVIOUS POST
Truck Brasil
NEXT POST
  1. Junior says:

    A cidade de Curitiba também precisa desse tipo de veículo elétrico para a população que usa o transporte coletivo da capital.

    http://horario-de-onibus-curitiba.blogspot.com.br/2017/11/urbs.html

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *